quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Prodetur investirá cerca de US$ 40 milhões no Maranhão

O Maranhão se prepara para integrar as ações do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), do Ministério do Turismo.



Edimar Gomes da Silva, do Ministério do Turismo

O Maranhão se prepara para integrar as ações do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), do Ministério do Turismo. A estimativa é de que sejam investidos cerca de US$ 40 milhões nos próximos cinco anos para promover o turismo no estado. A informação é do diretor do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo, Edimar Gomes da Silva, do Ministério do Turismo. Ele foi um dos palestrantes do segundo dia do Salão de Turismo, que está acontecendo no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana e no Multicenter Sebrae, em São Luís.

“Estamos fechando convênios e preparando projetos que serão executados em parceria pelo Ministério do Turismo e Governo do Estado”, explicou Edimar Gomes. Ele acredita que a iniciativa vai proporcionar um salto positivo e de qualidade para o turismo maranhense. “Vai colocar o Maranhão num outro patamar de turismo. E o Salão acontece no momento certo, quando o Brasil se prepara para sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas”, ressaltou.

O Salão de Turismo é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo. Tem a parceria da Abav/MA, Sebrae, Senac, entidades turísticas, trade turísticos e prefeituras municipais.

Para o secretário estadual de Turismo, Tadeu Palácio, o salão acontece no momento exato em que o Maranhão se prepara para receber grandes investimentos. “Estamos divulgando as nossas potencialidades e aproveitando as experiências desenvolvidas em outros lugares. A idéia é apresentar o Maranhão para o Brasil e sedimentar nas pessoas que somos estratégicos”.

O evento abre espaço para palestras, debates, apresentação de experiências de sucesso, oficinas e mini-cursos, além das atividades culturais. Para a estudante do ProJovem de Turismo e Hospitalidade, do município de Grajaú, Leidiana da Silva, a iniciativa é uma oportunidade de aprender e conhecer mais sobre as ações que promovem o turismo. “Espero estar mais preparada quando concluir o curso. Aqui ganho mais informações e aprendo a arte de como devo trabalhar nessa área”, destacou.

Entre as apresentações culturais de ontem, o destaque foi para um grupo de dança da Tribo indígena Canelas, do município de Grajaú, que participa do salão expondo produtos e atividades desenvolvidas na região.

Para a coordenadora municipal de Indústria e Comércio de Barra do Corda, Karla Santos, o Salão de Turismo está proporcionando a chance de apresentar a proposta de criação de mais um pólo turístico para o Maranhão, o Pólo Serras, Guajajara, Timbira e Canela, que deve reunir os municípios de Barra do Corda, Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Formosa da Serra Negra, Sítio Novo, Arame, Itaipava do Grajaú e Fernando Falcão. “Esperamos que isso aconteça, pois temos grande potencial para o setor nessa região”, defende.

Palestra - A palestra proferida pelo consultor de Marketing Turístico, Josep Chias, também fez parte da programação de ontem do I Salão de Turismo do Maranhão, realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Josep Chias foi responsável por um estudo realizado há 11 anos que abordava as potencialidades turísticas do Maranhão. Na época, Josep criou os pólos do Maranhão potencializando o turismo em cada um. Durante a palestra “Turismo: o negócio da felicidade”, o consultor informou que o Maranhão foi um dos primeiros estados brasileiros a trabalhar o turismo dividido em pólos e que essa divisão possibilitou uma melhor divulgação das riquezas do estado.

De acordo com Josep Chias, o segredo para o bom turismo é a realização de parceira, em que gestores e setores privados dividem as funções. Segundo Chias, a cidade que não é boa para sua população, nunca será boa para o turismo, pois não conseguirá agradar o turista. Fatores estruturais devem ser bem revistos para que os turistas gostem da cidade e voltem. “O Brasil deve ser pensado turisticamente como os EUA, no qual o turista se despede dizendo que vai voltar, pois ainda deve conhecer determinados lugares”, destacou.

O investimento no marketing turístico é outro fator de forte influência no potencial turístico. Josep Chias afirmou que é preciso seduzir o turista, deixá-lo informado, ter um posicionamento diante os concorrentes para então vender o produto.
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O Salão de Turismo reúne representantes do trade turístico do Maranhão e de outros estados e visa à integração, qualificação e a promoção dos pólos e municípios turísticos maranhenses, por meio da exposição de atrativos, potencialidades, produtos e serviços.

Estandes informam sobre pólos

Além das palestras realizadas no centro de convenções, os participantes puderam conhecer no Multicenter Sebrae os estandes dos pólos turísticos do Maranhão e obter diversas informações de cada um.



No estande da Agência Pilares da Chapada, os visitantes tiveram mais informações do pólo Chapadas das Mesas e puderam participar do turismo de aventura realizado na região. Entre as atividades realizadas estão o paredão de escalada, a descida de tiroleza, arvorismo e rapel.

Para o dono da agência, João Ribeiro da Silva Filho, a idéia de montar uma estrutura semelhante a do turismo praticado na Chapada das Mesas tem atraído um público grande, em média 130 pessoas diariamente. “Utilizamos todos os equipamentos de segurança, a maioria das pessoas não conheciam e gostaram muito, alguns até superaram os medos”, contou.

A estudante Alexandra Karine Ribeiro da Silva praticou do turismo de aventura pela primeira vez, estava com medo, mas pretende fazer novamente. “Minha turma já combinou uma viagem para Chapada das Mesas, faremos tudo isso lá”, disse.

http://imirante.globo.com/oestadoma/noticias/2009/11/27/pagina165784.asp

Mesma notícia no O Imparcial
http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=26999

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