sábado, 4 de dezembro de 2010

Antes próspera, Balsas vive hoje em estado de abandono


Balsas - MA

Blog do Luís Cardoso

Considerada há alguns anos como a cidade que mais se desenvolvia na região Sul do Maranhão, Balsas vive hoje situação de abandono. A sua maior riqueza ainda consiste na produção de grão, como soja, arroz e milho. Todos para exportação.

Para que se tenha ideia do retrocesso instalado hoje em Balsas, a cidade não cresce em número populacional há mais de cinco anos, permanecendo com os mesmos 85 mil habitantes.

Carente em todos os setores públicos, o município enfrenta problemas com o abastecimento de água potável. Mais da metade da sua população não tem o líquido em suas torneiras.

Além disso, não existem hospitais e nem postos de saúde pública estadual. A região Sul do Maranhão, aliás, não tem um hospital regional, exceto três de pequeno porte que estão sendo construídos agora em Tasso Fragoso, São Félix do Balsas e São Pedro dos Crentes, um em cada, com 20 leitos apenas.

O reflexo da incompetência e descaso administrativos salta aos olhos. O atual prefeito, Francisco Coelho, tido como a maior liderança do município, recebeu recursos resultantes de convênios com o Estado, mais não aplicou as verbas de forma correta.

No setor de infraestrutura, o município conveniou com o governo estadual para realização de obras de cobertura de pavimentação asfáltica, mas os resultados não apareceram.

Leia a matéria e acompanhe os comentários no blog do Luis Cardoso

http://www.luiscardoso.com.br/politica/antes-prospera-balsas-vive-hoje-em-estado-de-abandono/

Um comentário:

Anônimo disse...

Chegando à cidade de Balsas três anos após a publicação desse texto vejo que o estado de abandono permanece e lamento profundamente. Falta água apesar de cortada por um Rio fabuloso, saneamento básico nenhum, buracos em todas as ruas e avenidas.