sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Maranhenses Ilustres - Prof. Dr. José Eduardo Moraes Rego de Sousa.

O Maranhão também tem tradição no campo da medicina


O estado do Maranhão que é berço daquele que é considerado o pai da medicina legal no Brasil, o médico Raimundo Nina Rodrigues*, também é berço de outro ilustre médico maranhense, o Prof. Dr. José Eduardo Moraes Rego de Sousa.
José Eduardo Moraes Rego de Sousa é um médico cardiologista do Brasil. Pioneiro da Cardiologia Intervencionista (hemodinâmica) fez as primeiras cineangiocoronariográficas no Brasil (1966) e é o criador da técnica (2001) de revestir o stent a ser implantado na artéria coronária com um fármaco(rapamicina), que reduz a reestenose, isto é, impede que a artéria desenvolva novamente estreitamento no sítio tratado. Foi também diretor do Instituto Dante Pazzaneze de Cardiologia. É membro da Academia Brasileira de Medicina, livre-docente da Escola Paulista de Medicina e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
O Prof. Dr. José Eduardo Moraes Rego de Sousa é considerado um dos pioneiros da Cardiologia Intervencionista mundial. Os principais periódicos americanos, The New York Times, The Wall Street Journal e a revista Time, publicaram reportagem matéria sobre a mais importante descoberta no tratamento das doenças cardiovasculares: o revolucionário trabalho de Stent Coronário revestido com Sirolimus (substância que impede a reestenose das artérias coronárias), desenvolvidos pioneiramente pelo cardiologista maranhense José Eduardo Moraes rego de. Para nós, brasileiros, essa foi a maior contribuição científica que o país já deu para o avanço da medicina mundial. Neste momento, o Dr. José Eduardo de Moraes Rego de Sousa é o principal nome da cardiologia mundial e uma referência de todos “sites” da especialidade disponíveis na Internet.
Para quem não o conhece, o médico José Eduardo Moraes Rego de Sousa é o mesmo nascido em Pedreiras, que pelos idos de 1960 iniciou a sua formação cardiológica nos Estados Unidos e logo a seguir se estabeleceu no Instituto de Cardiologia do Estado de São Paulo, onde é seu diretor geral há mais de 30 anos.
· *Raimundo Nina Rodrigues (Vargem Grande MA), 4 de dezembro de 1862—Paris, 17 de Julho de1906) foi um médico legista, psiquiatra, professor e antropólogo brasileiro.

Do blog Dom Severino

Nenhum comentário: