sábado, 12 de abril de 2014

Ceuma comemora 24 anos como instituição de ensino superior no MA

Foto: Divulgação
Fachada da Universidade Ceuma no Renascença

 
Como universidade, a instituição tem 17 mil alunos matriculados em 33 cursos oferecidos.
 

O Grupo Ceuma completou, na semana passada, 24 anos de existência da instituição de ensino superior, dos quais dois como universidade. Em mais de duas décadas, a instituição, que nasceu como Faculdades Integradas do Ceuma (Ficeuma), expandiu-se de forma significativa: de cinco cursos de graduação, passou a oferecer 33 cursos superiores (cursos de bacharelado e licenciatura e cursos superiores de tecnologia).
Na área da pós-graduação, a instituição oferece cursos de mestrado em Biologia Parasitária e em Odontologia. Em alusão à data, foi realizada uma programação cultural com a Banda Pandha S.A., no Campus Renascença, com direito a bolo de aniversário para estudantes e funcionários.
"Ao longo de sua trajetória, a instituição sempre renovou seu compromisso de garantir uma formação cidadã focada no desenvolvimento da sociedade maranhense, empreendendo pesquisas voltadas aos problemas do estado e da região, desenvolvendo atividades de extensão, abrangendo ações de organização social, de produção e inovações tecnológicas, de capacitação de recursos humanos e de valorização da cultura", disse o reitor da Universidade Ceuma, Marcos Barros.
A instituição nasceu como uma modesta faculdade, instalada em um prédio alugado no centro de São Luís. Atualmente, tem 17 mil alunos matriculados em mais de 33 cursos oferecidos nos campi Renascença, Cohama, Anil, Bacabal e Imperatriz. Ao longo de duas décadas, a instituição graduou mais de 25 mil profissionais nas áreas da saúde, humanas, licenciaturas e tecnológicas. E pós-graduou 2 mil profissionais nas áreas da saúde, tecnológicas, humanas e licenciaturas.
A instituição de ensino surgiu com o nome de Centro de Ensino Unificado do Maranhão (Ceuma), constituído em março de 1989, com status de Associação Cultural e Educativa. Em 9 de abril do ano seguinte, foi ministrada a aula inaugural, no prédio onde funcionou o antigo Colégio Meng. A aula foi presidida pela senhora Ana Lúcia Chaves Fecury. Assim nasceu o primeiro empreendimento educacional de ensino superior particular do Maranhão.

Universidade - O Ceuma comemorou, no dia 29 de março, dois anos do seu credenciamento como universidade. Em 9 de novembro de 2011, após o cumprimento de diversas etapas, a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) aprovou, por unanimidade, o credenciamento do Ceuma. A mudança de status foi oficializada por meio de portaria assinada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que tornou o Ceuma universidade.

Nenhum comentário: