segunda-feira, 21 de abril de 2014

Taxa de ocupação hoteleira chegou em 100% em alguns estabelecimentos na orla da capital.

 
Ocupação de hotéis foi satisfatória durante feriado
 

 
A movimentação de turistas no feriado prolongado da Semana Santa em São Luís foi satisfatória para muitos estabelecimentos da rede hoteleira. Mesmo com alguns pontos negativos, como a violência, a má conservação do Centro Histórico e as condições de balneabilidade das praias, alguns estabelecimentos registraram ocupação de 100% e o feriadão foi considerado o melhor período do ano para o setor. Mas a rede hoteleira alertou para a falta de divulgação da capital como destino turístico.
Nan Souza, diretor-presidente do Brisamar Hotel, localizado na Ponta d'Areia, informou que a ocupação no estabelecimento do dia 17 até ontem chegou a 82%, na média, mas que alguns dias, a procura superou o número de leitos do hotel, que tem 113 apartamentos. "Alguns hóspedes ficaram mais tempo do que o previsto durante a reserva e outros chegaram de última hora, então tivemos de encaminhar o excedente para hotéis próximos", disse.
Entre os fatores apontados por Nan Souza para justificar a taxa de ocupação considerada alta, está o feriado longo - de quatro dias -, o que fez com que muitas pessoas que moram em cidades próximas e têm parentes na capital aproveitassem o período para rever os familiares. "Também tem o fato de que o turista que viaja nesse período está em busca de lazer, diferente do que acontece no Carnaval, quando ele busca calmaria e descanso", destacou.
 

Orla- Apesar das condições de balneabilidade das praias de São Luís não estarem favoráveis, os hotéis da orla também tiveram uma boa ocupação. Situado na Ponta do Farol, o Hotel Luzeiros teve uma taxa de ocupação que variou de 98% a 100%. Segundo a gerência do hotel, a taxa se mantém próxima desse percentual normalmente, mas costuma ter uma leve queda nos fins de semana. No entanto, os feriados da Sexta-feira Santa, dia 18, e de ontem, que emendaram com o fim de semana, ajudaram a manter a lotação em alta, mesmo no sábado e no domingo.
 
 
O Hotel Tulip Inn Praiabella teve ocupação de 80%. "As reservas para o período começaram a ser feitas ainda no mês passado. Em relação ao Carnaval, que teve um feriado prolongado, tivemos alta de 20%. O feriado da Semana Santa registrou a maior taxa de ocupação até agora", informou Maria de Jesus Diniz, gerente-geral do hotel. Os principais visitantes vieram de cidades próximas, como Belém (PA) e Teresina (PI). Também foi grande a procura de turistas vindos do interior do estado.

Promoção - Alguns estabelecimentos fizeram promoções para atrair o maior número de hóspedes e a tática deu certo. No WH Rio Poty Hotel, na Ponta d'Areia, as tarifas promocionais fizeram a taxa de ocupação chegar a 100% nos dias do feriado. Normalmente, o hotel trabalha com uma taxa de ocupação que varia entre 40% e 60%. O Litorânea Praia Hotel, localizado na Avenida Litorânea, em frente à Praia do Calhau, os pacotes vendidos para o feriadão incluía passeios, além de descontos nas tarifas, o que fez com que a ocupação superasse os 50%. "Desde dezembro começaram as reservas. A nossa localização, com vista para o mar, também ajudou a vender mais pacotes", disse Maria Martins, gerente do hotel.
 

Nenhum comentário: