sexta-feira, 18 de julho de 2014

Maranhão gerou 1.179 novos postos de trabalho com carteira assinada em junho

De acordo com dados do Caged, o saldo positivo do estado no período foi resultado do desempenho das atividades da construção civil e agropecuária.

Foto: Arquivo
Setor da construção foi aquecido em junho
 
Os setores da construção civil e agropecuária alavancaram a geração de emprego no Maranhão em junho, mês que fechou com a criação de 1.179 novos postos de trabalho com carteira assinada, um incremento de 0,25% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. O estado registrou o segundo melhor saldo na região Nordeste, sendo superado apenas pela Paraíba, que criou 1.273 vagas.
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a atividade da construção civil criou 1.117 postos de trabalho no mês passado, enquanto o setor agropecuário gerou 715 vagas. A indústria de transformação também contribuiu para o saldo positivo, com 159 empregos celetistas gerados.
Os segmentos de comércio e serviços, responsáveis por grande empregabilidade no estado, não tiveram bom desempenho no período ao registrarem queda de 0,05% e 0,34%, respectivamente. Somente na atividade de serviços, foram eliminados 621 postos de trabalho.
Dos 52 municípios maranhenses acompanhados pelo Caged, 22 registraram aumento na oferta de emprego formal, incluindo São Luís, que no período teve saldo de 227 vagas. Os municípios de Vitória do Mearim, São Mateus, Lago da Pedra e Arame mantiveram os postos de trabalho. Os demais tiveram queda no emprego formal.
Os 1.179 postos de trabalho criados pelo Maranhão contribuíram para que no resultado geral do mês de junho o país registrasse saldo positivo de 25.363 empregos com carteira assinada, o que representou um crescimento de 0,06 %.

Nenhum comentário: