terça-feira, 12 de agosto de 2014

Itaqui movimenta volume inédito de 1,7 milhão de toneladas de carga mensal

Administradora do porto comemora resultado alcançado no mês de julho deste ano e estima bater recorde de 17 milhões de toneladas de carga.


Foto: Divulgação
Navios em operação de carga e descarga de produtos
 
O Porto do Itaqui movimentou 1,7 milhão de toneladas de cargas em julho deste ano, informou a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). Segundo a gestora, trata-se de um resultado inédito, fruto do esforço contínuo dos colaboradores (empregados) e evolução constante nas operações portuárias, que são planejadas com segurança e baseadas na confiança e na parceria entre líderes e liderados.
O informativo da Emap ressalta que o Itaqui é um porto multiuso com vantagens de movimentar cargas variadas. Nos sete primeiros meses do ano, destaque para o aumento no volume das cargas gerais em torno de 150% e dos granéis sólidos e líquidos alcançou o percentual de 12%. Vale ressaltar que nas cargas gerais estão celulose, trilhos e contêineres. Enquanto que para os granéis sólidos, o destaque ficou com o carvão, milho, soja, clínquer (matéria-prima do cimento) e fertilizantes.
No site do Porto do Itaqui, até o fim da tarde de ontem, não estava disponível para consulta o relatório da movimentação de carga com os dados atualizados até o mês de julho, apenas a estatística do primeiro semestre (janeiro a junho), período em que alcançou a marca de 8 milhões de toneladas de carga.
Ainda de acordo com a Emap, do início do ano até julho, o porto maranhense movimentou quase 10 milhões de toneladas entre granéis líquidos e sólidos e carga geral. O aumento no volume alcançou um percentual de 15,4% quando comparado ao mesmo período de 2013. A meta até dezembro é bater outro recorde: 17 milhões de toneladas de carga.

Autoavaliação - A perspectiva otimista quanto ao desempenho das operações do Porto do Itaqui se reflete nas palavras da presidência da empresa gestora. “A inovação abre e consolida mercados, ajuda a superar desafios, reduz custos, aumenta a produtividade, cria novas competências e gera sustentabilidade”, declara Luiz Carlos Fossati, presidente da Emap, ressaltando que resultados já alcançados refletem a postura inovadora adotada pela gestão atual nos últimos anos.
Neste sentido, segundo o informativo da Emap, a Diretoria de Operações (DOP), que tem à frente José Alves Magalhães, passou por uma reestruturação. As mudanças geraram oportunidades internas e o engajamento de novos profissionais contratados da área de logística e planejamento com os mais experientes do setor de operações.
O informativo da Emap lista ações como: implantação do regime de turno para coordenadores de operações garantindo melhor gestão 24 horas das operações, maior integração entre as áreas operacionais e a Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento, responsável pela captação dos novos clientes, e o realinhamento interno no setor com a participação de todos os envolvidos nas operações portuárias, impactaram positivamente nos resultados alcançados.
“Temos uma equipe qualificada com disposição para servir e com capacidade e desejo de evoluir e a vontade de superar resultados. Incentivamos esse comportamento que faz toda a diferença”, afirma Magalhães. O novo cenário induz ao conhecimento compartilhado, metodologia de trabalho assimilada e comprometida com novas posturas além de uma gestão integrada de processos.

Nenhum comentário: