sábado, 27 de setembro de 2014

APA do Itapiracó, se a política não atrapalhar, será um ganho para a cidade

Avançam obras de implantação do Complexo da APA Itapiracó

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, a primeira etapa da unidade ambiental deverá estar concluída no final deste ano.
 
Foto: Antonio Martins
Sema garante que os serviços de construção
A primeira etapa do Complexo Ambiental da APA Itapiracó deve ficar pronta no fim do ano. A obra, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), está em estágio avançado. O investimento é de R$ 26 milhões, recurso oriundo do Fundo Estadual de Unidade e Conservação, arrecadado pela Lei de Compensação Ambiental. O projeto da Área de Proteção Ambiental do Itapiracó, com cerca de 320 hectares, prevê a construção de espaços para atividades esportivas, recreativas e educativas, como as praças da família, da criança e do esporte.
Inédito no Brasil, o projeto tem como tripé inovação, sustentabilidade e localização estratégica. O objetivo é restringir a ocorrência de crimes ambientais e a ocupação irregular da área, com a instalação das sedes administrativas da Sema, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Batalhão Florestal, Delegacia Ambiental, além de uma unidade do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Genilde Campagnaro, realizou, na tarde da última quinta-feira (25), vistoria nas obras do Complexo Ambiental da APA Itapiracó. Acompanhada do arquiteto e gestor de implantação do projeto, Marcos Borges, e do superintendente de Biodiversidade da Sema, Benedito Castro, ela conferiu o andamento dos serviços de construção das praças ao longo da Avenida Itapiracó e do calçadão para caminhada.

Compromisso - Genilde Campagnaro destacou o compromisso do Governo do Estado com a questão ambiental. “É um importante investimento do governo estadual. Viemos conferir o andamento das obras e aproveito para anunciar que a primeira etapa será entregue até o fim do ano. Esse é um projeto que vai beneficiar não só àqueles que moram próximo ao APA Itapiracó, mas todos os maranhenses que pela primeira vez terão contato com um espaço de preservação ambiental", declarou.
Durante a vistoria, o arquiteto Marcos Borges falou sobre a importância do projeto e preservação da área. "É um projeto pioneiro que vai proporcionar às pessoas de São Luís uma nova opção de lazer, um local diferenciado para a prática de atividades esportivas e contato com a natureza, além de mais consciência sobre a importância da preservação da flora e fauna. Todo o trabalho que está sendo feito aqui foi planejado para revitalizar a área", declarou.
Com impressionante diversidade biológica, o complexo ambiental será um espaço diferenciado para a prática de atividades esportivas e uma nova opção de lazer para os ludovicenses, beneficiando, principalmente, os moradores da região dos bairros do Turu, Cohatrac e Parque Vitória.
Mesmo ainda em fase de obras, o Complexo Ambiental da APA Itapiracó já atrai pessoas. Para a estudante Raiane Martins, o projeto é muito bom. "É maravilhoso ter um local próximo de casa, com tanta beleza, e agora mais acessível com estrutura para trazer a família", disse. A também estudante Maria de Fátima Sousa aprovou a iniciativa. "O local já é bom para correr, caminhar, cuidar da saúde. Espero que quando terminar a obra mais pessoas tenham a oportunidade de visitar e conhecer essa beleza", disse.

Nenhum comentário: