segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Maranhão cria 3,9 mil empregos em agosto

A Construção Civil foi responsável por 2.188 postos de trabalho

    Resultado, em termos relativos, representa crescimento de 0,82% em relação a julho

Publicação: 15/09/2014 15:00


O Estado do Maranhão criou 3.918 empregos em agosto. O número equivale a um aumento de 0,82% em relação ao mês de julho. Esse resultado decorreu do crescimento do emprego nos setores da Construção Civil (2.188 postos), Comércio (805 postos) e Serviços (641 postos).

Nos primeiros oito meses de 2014 o estado do Maranhão gerou 4.849 postos de trabalho o que representa um crescimento de 1,01%. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados nessa terça-feira (11), em Brasília, pelo ministro Manoel Dias. Nos últimos 12 meses foram criados 9.343 postos o equivalente a um crescimento de 1,97%.

Em todo o Brasil foram gerados 101.425 novos empregos celetistas, equivalente à expansão de 0,25% no estoque de assalariados com carteira assinada do mês de julho.

“Como havíamos previsto, o ritmo das demissões na indústria de transformação brasileira continua caindo. O saldo deste mês foi de apenas um terço do saldo do mês anterior, pois houve alta na atividade industrial em muitos setores, contrariando muitas previsões que têm sido feitas por ai”, avaliou o ministro.

No Brasil, chama a atenção o desempenho da agroindústria, onde foram agregadas 13 mil novas vagas. A indústria química e a indústria da madeira também cresceram, junto com a de papelão e celulose, que é considerada indicativo de melhoria na economia, pela produção de embalagens.

O setor que mais gerou empregos no Brasil foi novamente o de serviços, com 71,2 mil novas vagas. Esse desempenho está associado, segundo o ministro, à importância crescente dos serviços no dia-a-dia dos brasileiros e na ascensão de um grande número pessoas para a classe média. “As pessoas tem melhorado de vida e procurado serviços que trazem mais conforto para o seu dia a dia”, argumentou.

O comércio também se destacou este mês, gerando 40 mil novas vagas. O ministro do Trabalho e Emprego considerou que esse desempenho está associado ao nível de consumo e a preparação do setor para o final de ano. “Devemos ter também a contratação de temporários nos próximos meses, o que deve manter a geração de postos aquecida”, continuou Manoel Dias, lembrando que a Confederação Nacional do Comércio estimou, esta semana, a contratação de mais de 137 mil temporários para o final de ano.

         Construção civil

A retomada dos lançamentos de novos empreendimentos imobiliários, segundo o ministro, também está aquecendo o emprego na construção civil. Esse mês o aumento nas vagas foi de 2,39 mil, com destaque para as áreas de preparação dos empreendimentos, o que indica que o setor deve continuar demandando mão de obra nos próximos meses, para o início das construções. O setor também está reagindo às medidas de estímulo ao crédito, que visam manter esse mercado aquecido.

CAGED - O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED foi criado pelo Governo Federal, através da Lei nº 4.923/65, que instituiu o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. O Cadastro serve como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais. É utilizado, ainda, pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.

Nenhum comentário: