sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Empresários firmam acordos de negócios com o Porto de Houston


Houston - Texas - EUA
Thiago Bastos
Da equipe de O Estado 
Representantes da indústria do Maranhão e do setor portuário dos Estados Unidos consolidaram ontem acordos e iniciaram diálogo para o estabelecimento de rotas comerciais entre os portos do Itaqui (MA) e de Houston (EUA). Eles se reuniram à noite na 2ª edição do Maranhão for Business, evento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), no auditório da federação, na Cohama. Na oportunidade, o representante do Porto de Houston no Brasil, John Cuttino, apresentou oportunidades de negócios nos EUA para exportadores e importadores maranhenses.
O Maranhão for Business destina-se a incentivar as indústrias maranhenses a ter ações de comércio exterior. Neste caso, apresentar oportunidades de negócios no mercado norte-americano.
O evento foi realizado pela Fiema, sendo destinado a micro, pequenas e médias empresas. O diretor da Fiema, Alexandre Ataíde, destacou a presença dos representantes do setor portuário norte-americano. “Estamos em busca de novas alternativas de escoamento da produção das indústrias locais”, afirmou.

Negócios - John Cuttino, que antes havia visitado as instalações dos portos da Vale e Itaqui, afirmou que veio prospectar oportunidades de negócios para empresários norte-americanos, principalmente nas áreas de siderurgia, alumínio, petróleo e gás. Ele destacou os atuais e futuros investimentos feitos na infraestrutura maranhense para justificar o interesse no estado.
O analista de inteligência comercial da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex Brasil), Luiz Rocha, apresentou o estudo Perfil Exportador do Estado do Maranhão”, que mostra que no estado os EUA devem perder a posição de principal parceiro comercial para a China e que alguns setores estão crescendo, como produtos químicos inorgânicos, passando a ser o principal produto exportado e que para as micro e pequenas empresas os setores de mel, óleo de babaçu, couro, madeira e móveis podem ser vistos como oportunidades.
 
 



 

Nenhum comentário: