quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Maranhão se consolida como o terceiro maior produtor de arroz do país

Com uma colheita de 658,4 mil toneladas nesta safra, o estado responde por 5,4% da produção nacional.

Foto: Arquivo
Arroz é uma das culturas com maior tradição
Com uma colheita de 658,4 mil toneladas de arroz na atual safra, o Maranhão responde por 5,4% de toda a produção do país e se consolida como o terceiro maior produtor nacional. Os números positivos para o setor agrícola do estado são confirmados pela 5ª edição do periódico Projeções do Agronegócio – Brasil 2013/2014 a 2023/2024 – Projeções de Longo Prazo, publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Nesta safra, a produtividade nas lavouras maranhenses de arroz teve média de 1.191 kg/hectare, o que equivale a 42,1% de aumento. Esse incremento compensou a queda de 6,5% na área plantada do grão.
Hoje, os cinco maiores produtores de arroz no Brasil são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins. Os dois primeiros estados participam, sozinhos, por 74,5% da produção nacional. Das 12,2 milhões de toneladas colhidas nesta safra no país, responde por 8 milhões de toneladas.
De acordo com as projeções do agronegócio para os próximos 10 anos, a produção de arroz deve saltar para 13,6 milhões de toneladas, o que equivale ao incremento de 11,3%, e um consumo de 12,2 milhões de toneladas.
Esse acréscimo de produção deverá ocorrer especialmente por meio do crescimento do arroz irrigado. O aumento projetado para a produção aparentemente é baixo, mas ele equivale à projeção do consumo nos próximos 10 anos.
As estimativas para a área plantada de arroz mostram que deverá ocorrer redução nos próximos anos. Pelas projeções, pode cair de 2,4 milhões de hectares em 2013/14 para 1,4 milhão de hectares em 2023/24. Segundo técnicos da Conab, a redução de área não é provável que ocorra. Mesma opinião é compartilhada por pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão.
A produtividade deverá ser a principal variável no arroz nos próximos anos. A projeção indica 5,5 toneladas por hectare, cerca de 300 kg a mais do que a produtividade atual, de 5,2 toneladas por hectare.
O consumo de arroz nos próximos anos deve crescer a 0,2% ao ano. Segundo técnicos da Embrapa, o consumo projetado parece adequado à realidade
atual, ainda que os cálculos de consumo aparente per capita tenham demonstrado quedas nos últimos anos. Para mudar essa tendência de longo prazo, somente se o Brasil conseguir desenvolver novas formas de utilização e consumo de arroz.

Nenhum comentário: