sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Edital de licitação para reforma da Rua Grande é lançado pelo Iphan

Ordem de serviço deve ser assinada no dia 5 de dezembro; obra tem prazo de 2 anos para conclusão e inclui do Largo do Carmo até o Parque Urbano Santos

 
Foto: Flora Dolores
Fiações elétircas e telefônicas da Rua Grande serão embutidas para melhorar a paisagem urbana
 
As obras de requalificação, arquitetura e urbanização da Rua Grande mudarão a aparência da região central de São Luís. Isso porque o edital publicado pela Superintendência Regional do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) inclui obras na área que vai do Largo do Carmo até o Parque Urbano Santos. No dia 26 deste mês, serão abertas as propostas do processo licitatório e a assinatura da ordem de serviço das obras deve ocorrer dia 5 de dezembro.
O aviso de licitação para as obras de reforma da área foi publicado na tarde de segunda-feira, dia 3, pelo Iphan e segue o Regime Diferenciado de Contratação, pelo qual a empresa vencedora será responsável pela execução de serviços técnicos especializados, elaboração de projetos executivos e a execução das obras de requalificação da Rua Grande, Largo do Carmo, Parque Urbano Santos, praças Deodoro, Pantheon e as alamedas Silva Maia e Gomes de Castro. A empresa vencedora terá prazo de dois anos, contados a partir da data de assinatura da ordem de serviço, para concluir os trabalhos no local.
Segundo Kátia Bogéa, superintendente regional do Iphan, a logística da obra foi pensada para permitir que o comércio da região não deixe de funcionar ao longo da execução dos serviços, já que a área é o principal centro de comércio popular de São Luís. "A obra terá três frentes de trabalho para que seja executada com agilidade. Iniciaremos, ao mesmo tempo, as obras do primeiro e último quarteirões da Rua Grande, e das praças. Concluídas essas etapas, serão feitos os trabalhos nas quadras restantes até que toda a obra seja entregue", explicou. A primeira quadra da Rua Grande corresponde ao trecho do Largo do Carmo, na Praça João Lisboa. A última quadra é o trecho próximo ao antigo Cine Passeio.

Fiação - A reforma da via prevê o embutimento das fiações elétrica e telefônica, que causam uma série de problemas à Rua Grande. O principal deles é o comprometimento da aparência estética do conjunto de casarões da via. Além disso, em caso de queda, a fiação pode deixar toda a rua sem energia elétrica. A entrada de caminhões de grande porte para descarregar mercadorias nas lojas da via também é dificultada por causa da fiação exposta.
O projeto de reforma inclui ainda a retirada dos postes, troca dos paralelepípedos por piso de granito e obras de drenagem profunda com instalação de nova rede de esgoto e equipamentos urbanos (lixeiras, jardineiras, bancos, iluminação artística, acessibilidade, sinalização, e outros).
A obra é complexa porque a Rua Grande tem uma peculiaridade: uma parte da via, que vai até as imediações da Igreja de São João, é tombada pelo órgão federal e outra parte, pelo Governo do Estado. E dentro do perímetro do tombamento estadual, há imóveis que são tombado pelo Iphan, como o Palacete Gentil Braga e o Portão Amoreado da Quinta das Laranjeiras, construído no século XIX, e onde funcionou o antigo Colégio Marista, a partir da década de 1940.

Saiba mais


A reforma da Rua Grande é uma das 44 obras que serão executadas em São Luís pelo com recursos do PAC Cidades Históricas, que são de R$ 130 milhões. Atualmente, seis estão em andamento e a primeira a ser entregue será a requalificação da Praça da Alegria, em dezembro deste ano. A segunda obra a ser entregue será a restauração das fachadas do Sobrado dos Belfort, nº 37 (antigo Hotel Ribamar), na Praça João Lisboa, em janeiro de 2015. As demais obras em execução são a restauração do Palácio Cristo Rei, no Largo dos Amores, também no Centro; a restauração do Sobrado 341, na Rua da Estrela, Praia Grande, onde funcionará o anexo do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema); restauração do Sobrado 286, também na Rua da Estrela, onde funcionará a sede da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e a restauração do Palácio das Lágrimas, na Rua da Paz, Centro, onde será implantado o Museu da Ciência.

Números


800 metros é a extensão da Rua Grande
100 mil é o número de pessoas que passam diariamente pela rua

Nenhum comentário: