sábado, 13 de dezembro de 2014

Prefeitura inicia iluminação artística da Ponte Bandeira Tribuzzi

Aplausos para esta iniciativa da prefeitura de São Luís

A Prefeitura de São Luís iniciou o serviço de iluminação artística da Ponte Bandeira Tribuzzi. O jogo de cores vai dar destaque à beleza arquitetônica da estrutura que liga o bairro da Camboa ao Jaracati. O projeto conceitual e a execução do serviço são coordenados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), seguindo a orientação do prefeito Edivaldo para valorização dos componentes estéticos da cidade e promoção do turismo.
O superintendente de Iluminação Pública da Semosp, José Pedro Lopes Filho, explica que a técnica de iluminação artística utiliza a coloração e seu efeito de movimento para dar destaque a um monumento arquitetônico, busto histórico, paisagem natural ou a fachada de um prédio. “A intenção é ressaltar valores estéticos que já existem”, explica o superintendente José Pedro Lopes Filho.
Para isto, na Ponte Bandeira Tribuzzi serão instalados 264 pontos de luz, com potência de 50 watts, distribuídos na parte lateral, pilares e fundo da ponte. “Quem olha de fora da via terá uma percepção diferenciada de quem está passando na ponte. A iluminação vai dar uma visão mais agradável e atraente da ponte durante a noite”, diz.
Para dar uma sensação de movimento e dinamismo à iluminação, a Prefeitura utiliza tecnologia avançada, com lâmpadas led em que se pode programar, por computador, a sequência de cores. O reflexo das tonalidades quentes também poderá ser percebido na água da maré.
O projeto de iluminação artística da cidade abrange outras localidades como a iluminação de destaque da Lagoa da Jansen, implantada em outubro deste ano. Ponto turístico, de esporte e lazer da cidade, o objetivo da iluminação artística da Lagoa foi ressaltar o aspecto ambiental e contribuir de maneira direta para segurança no local.
“O forte da Lagoa é a natureza, que fica quase invisível para quem passa a noite. A opção do conceito foi iluminar a massa verde”, explica José Pedro. Ele lembra que foram instalados 96 novos projetores com potência de 400 watts distribuídos em 32 suportes e postes distribuídos ao longo da área, em quatro cores diferentes: verde, vermelho, azul e amarelo.
Alguns pontos da Avenida Litorânea também receberam a iluminação artística. Na entrada da via, próximo à Praça dos Pescadores, e no canteiro central, os coqueiros ganharam iluminação especial durante a noite, para enfatizar a beleza da orla de São Luís.
Na programação da Prefeitura de São Luís, ainda receberão iluminação artística a Avenida Jerônimo de Albuquerque, no bambuzal localizado na Curva do 90 e na altura do Cohafuma, para iluminar a massa verde que há na extensão da Avenida da Universidade.
 
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Desde o início da gestão, o prefeito Edivaldo determinou atenção especial para a iluminação pública da cidade com o objetivo de aumentar a eficiência do serviço. Para cumprir esse objetivo foram estabelecidas rondas, realizadas pelas equipes da CiteLuz, para detectar possíveis problemas na iluminação, além de disponibilizar para a população o telefone 0800-284-8082, onde o cidadão pode solicitar o conserto de pontos danificados. A Prefeitura também tem investido na eficientização do sistema, até agora já foram trocados 15 mil novos pontos de luz, totalizando 95 mil pontos

Nenhum comentário: