domingo, 20 de setembro de 2015

Parque Nacional da Chapada das Mesas será roteirizado


Trabalho, que é uma oportunidade para empresários tomarem conhecimento do roteiro de turismo da região, vai mapear as potencialidades já comercializadas e de novos pontos de atração turística

Mapeamento identificará novos pontos turísticos na Chapada das Mesas, que abrange os municípios de Carolina, Riachão, Balsas e Tasso Fragoso
Mapeamento identificará novos pontos turísticos na Chapada das Mesas, que abrange os municípios de Carolina, Riachão, Balsas e Tasso Fragoso (Foto: Divulgação/Sebrae)
O Projeto de Integração do Polo Turístico das Chapadas das Mesas, organizado pela Unidade Regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Balsas, vivencia uma nova etapa com o início do mapeamento das potencialidades já comercializadas e de novos pontos turísticos que apresentam possíveis oportunidades em Carolina, Riachão, Balsas e Tasso Fragoso. A iniciativa visa aumentar a oferta e o desenvolvimento de atividades para os turistas.
O mapeamento continuará até novembro, quando acontecerá a consolidação dos trabalhos de roteirização dessa primeira etapa. Os resultados serão apresentados durante o 2º Encontro das Chapadas das Mesas, previsto para a primeira quinzena de novembro.
Para a analista técnica do Sebrae e gestora do projeto, Cecília Salata, depois de identificados e mapeados os atrativos, o Sebrae poderá fomentar as potencialidades levando ferramentas e orientações aos empresários de acordo com cada realidade.
“Os turistas terão oportunidade de conhecer novos lugares com diferentes classificações e graus de dificuldades, permanecendo mais tempo no destino e assim movimentando a economia local”, explica Cecília Salata.
Potencial - A região da Chapada das Mesas apresenta um cenário ideal para a prática do turismo de aventura. Ela tem exuberantes belezas naturais, cachoeiras, águas cristalinas e trilhas que aproximam o homem da natureza, além de montanhas e morros, que já fazem parte do cartão postal da região, entremeados por matas ciliares eventuais e vegetação rasteira do cerrado.
O turismo de aventura e o ecoturismo são segmentos do mercado local, que promovem a prática de atividades ao ar livre, envolvendo emoções e riscos controlados, exigindo o uso de técnicas e equipamentos específicos, a adoção de procedimentos para garantir segurança pessoal e de terceiros e o respeito ao patrimônio ambiental e sociocultural.
A Chapada das Mesas tem, ainda, grande importância local, pois protege as nascentes de muitos rios que são utilizados para abastecimento, lazer e pesca. A conservação do bioma Cerrado e a recuperação das áreas que já foram alteradas também ajudam a manter as boas condições do clima e das chuvas, beneficiando toda a região.
Avanço - Devido ao constante avanço da fronteira agrícola e à fragilidade encontrada na maioria dos solos da região, a criação de uma unidade de conservação de proteção integral de grandes dimensões, como o Parque Nacional da Chapada das Mesas, que abrange grandes áreas de Cerrado bem preservado, pode significar um passo importante na conservação da natureza, desde que a população regional seja devidamente envolvida nos esforços conservacionistas, por meio da educação ambiental.
O Parque Nacional da Chapada das Mesas é um roteiro do ecoturismo que atrai e aqueles que chegam ao local se impressionam com as 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes de águas cristalinas no Cerrado do Sul do Maranhão.
Distância das principais capitais
Brasília - 284 quilômetros
Goiânia - 1.316 quilômetros
Cuiabá - 2.255 quilômetros
Boa Vista - 5.618 quilômetros
São Luís - 897 quilômetros
Natal - 1.622 quilômetros
Salvador - 1.627 quilômetros
Rio de Janeiro - 2.628 quilômetros
São Paulo - 2.216 quilômetros
Belo Horizonte - 2.010 quilômetros
Porto Alegre - 3.206 quilômetros
Banhos de cachoeira, trilhas, poço, rio e desafios na viagem
Uma viagem ao Parque Nacional da Chapada das Mesas inclui banhos e caminhadas por trilhas irregulares. Por isso, além, de roupas de banho, é imprescindível tênis confortável e antiderrapante. Repelente, protetor solar e chapéu são acessórios que podem tornar a viagem mais agradável.
Quem gosta de desafios e contato diretos com a natureza vai se sentir em casa. Cachoeiras, trilhas ecológicas e mergulhos em rios de águas cristalinas estão entre as alternativas de passeio.
As cachoeiras são responsáveis por grande parte do encanto que envolve a chapada. Pedra Caída é uma das que mais chama a atenção. Tudo começa com um rio que em determinado ponto do seu curso encontra uma fenda. Nesse ponto a água despenca a uma altura de cerca de 50 metros, formando lá embaixo, entre paredões rochosos, uma piscina natural de beleza indescritível. A cachoeira fica às margens da BR-230, a 35km de Carolina.
A cachoeira de Itapecuruzinho fica a 31km de Carolina, pela BR-230 e é a mais conhecida. Já a de São Romão, se localiza a 76km de Carolina e a da Prata, a 78km do mesmo município (as duas últimas com acesso apenas em carros de tração). Além das cachoeiras e riachos, na Chapada das Mesas há sítio arqueológico com inscrições rupestres, outra atração turística, desta vez no município de São Raimundo das Mangabeiras.
Para quem gosta de caminhadas, a Chapada das Mesas oferece trilhas e paisagens de tirar o fôlego. São várias as formações rochosas, como os morros do Chapéu, do Dedo, do Gavião, do Macaco e o Portal da Chapada.
A Chapada das Mesas ainda tem como atração ecoturística o Poço Azul, que fica localizado no Rio Cocal, no município de Riachão. A uma distância de 130km de Carolina. O poço é um dos lugares mais paradisíacos da área. A água cristalina em uma piscina natural encanta a todos.
Para finalizar um dos lados da chapada há a Ilha dos Botes, que fica localizada a 5km de Carolina e a jusante do Rio Tocantins (outro ponto turístico), com acesso de barco e de carro saindo pelo bairro do Brejinho. Seguindo de carro, o turista poderá deixar seu automóvel à margem do rio, depois encontrará um barco que o transportará para a Ilha, distante apenas 100 metros. A praia é bonita, rasa, limpa, com ventilação forte açoitando o palmeiral, cheia de garças e marrecas.
Geografia da Chapada das Mesas
Clima
O clima é quente o ano todo, apresentando-se um pouco mais ameno nos meses de junho e julho. A temperatura média em graus centígrados chega a 36 e mínima de 19.
Vegetação
A vegetação predominante na região é o cerrado. Isso faz com que os pássaros tenham muitos ninhos nessa região.
Relevo
O nome Chapada das Mesas é por causa de seus platôs, parecidos com mesas. São os paredões de rocha de arenito formados há milhões de anos. A altitude média do município é de 167 metros.
Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

Nenhum comentário: